sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

DIA NOVO

Hoje é a véspera do Natal, e comecei a relembrar agora o que escutei  neste fim de ano.
Andava percebendo que as pessoas nesta época ficam mais bonitas e alegres, não sei se é o verão, as férias ou se são as festas, porém não condiz com o que ando ouvindo.
Alguns falam de suas angústias de fim de ano, outros da sua solidão inconsolável.

Ouvi dizer que este Natal está sem graça, sem cor, é sempre a mesma coisa... minha família está desunida... é época das falsidades... de fingir que está tudo bem... porque tenho que comemorar o Natal se não sou Cristão?... quanta hipocrisia!...
É sempre assim: temos que fazer as compras de Natal, arrumar a casa para as festas e preparar a ceia, tudo conforme manda o figurino, não é? 

Mas, sabemos também que nem todo mundo faz parte desta realidade, sejam aqueles que não tem condições ou  que não tem outra opção, a não ser fazer o que a sociedade impõe.

Pode ser que seja cultural termos que comemorar, comprar e sermos felizes no ano que virá!
Ou pode ser também um ritual que temos que fazer para fechar o ano que passou. Cada um com suas crenças e valores.
Enfim, tudo isso realmente pesa! Deve ser por isso que cada vez mais as pessoas procuram ajuda.
E o que devolver após esta atenta escuta terapêutica? O que pontuar? O que intervir?
A resposta é facil: Simplesmente estar,  acolher, escutar. E será que estas respostas adiantam alguma coisa?
Responder com outra pergunta também é muito fácil.
Tenho outra conclusão, o falar é terapêutico, mas para quem falar toda esta verdade angustiante que assombra a cada dia, e vai acumulando conforme passam os meses, aí chega o fim do ano e a bomba explode, o copo enche, a última gota cai. Ficamos doentes, cegos e simplesmente continuamos sem ver sentido e seguindo, dançando conforme a música e esperando o circo pegar fogo!

Vejam só o quanto eu escutei e como isso me afetou direta e indiretamente, como pessoa, como profissional. E frente a isso só tenho a agradecer, pois me acrescentou ouvir tudo isso e também aumentou minha percepção para olhar para outros ângulos!
Por fim quero comentar sobre um pedido que me fizeram um dia desses:
- Sabe o que eu mais queria? UM DIA NOVO, pois tenho a consciência que ter um ano novo é muito, 365 dias novos é muita coisa, então eu queria um dia só, sem sofrimentos, sem queixas, sem magoas, sem rotina, e voltar a ser eu novamente!

Engraçado que eu ouvi isto o ano todo, claro que de formas diferentes, o interessante é que 365 dias novos é muito mesmo, mas porque não viver um de cada vez, agora não dá pra garantir que serão de paz e harmonia, o que dá pra garantir é que serão vividos, mas isto só se quisermos, porque para que isto seja fato é preciso estarmos verdadeiramente vivos.

Feliz Dia Novo!


Escrito por 
Daniela de Melo Julianetti
Psicóloga


Um comentário:

  1. Parabéns, Daniela! Uma ótima reflexão. Realmente 365 dias é muita coisa!
    Tenho a impressão de que uma grande parcela da população está dizendo essas coisas (tempo de hipocrisia... etc) já ouvi isto hoje.
    E realmente não faz muito sentido pra muita gente.
    Obrigado pelo texto.


    Um Feliz Dia Novo pra você!

    ResponderExcluir