quinta-feira, 16 de setembro de 2010

TIMIDEZ

Afinal, o que é Timidez?

Timidez não é transtorno mental porque não se encaixa em certos critérios e, por isso, não figura nos códigos da Classificação Internacional de Doenças - 10a. Edição (CID-10) da Organização Mundial de Saúde, e nem no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - 4a. Edição (DSM-IV), da Associação Americana de Psiquiatria. Esses critérios envolvem o sofrimento ou a incapacitação presentes ou o risco de agravamento.

Se Timidez não é transtorno, o que ela é então?

Há duas maneiras de se explicar o que é Timidez. A primeira, usada pelo senso-comum, é pela descrição dos sinais e sintomas que se destacam na pessoa. A segunda, pelo que se passa dentro da pessoa portadora de Timidez.

Pelo senso comum, a Timidez é um padrão de comportamento caracterizado pela inibição em certas situações, podendo ser acompanhado de algumas alterações fisiológicas, como aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos. Em outras palavras, é um padrão de comportamento em que a pessoa não exprime (ou exprime pouco) os pensamentos e sentimentos, e não interage ativamente. Esta maneira de explicar a Timidez é também usada em várias abordagens da psicologia e de psicoterapia.

A outra maneira de explicar o que é Timidez, é descrever o que se passa dentro da pessoa. Embora esta seja uma área complexa, como são todos os processos psicológicos, alguns pontos se destacam.

- Reconhecimento da dificuldade em interagir com as pessoas ou em situações sociais.

- Anseio de mudar, ou seja, o anseio de liberdade.

- Presença de desacordos internos. Ao lado do anseio existem barreiras que impedem a livre expressão de pensamentos, sentimentos, emoções. Dependendo do peso relativo do anseio e das barreiras, a dificuldade é maior ou menor, restrita a certas situações ou extensiva a muitas.

- A dificuldade não gera grande sofrimento e tampouco compromete de forma significativa a realização pessoal.

- Presença de sentimentos e emoções que se exprimem intensamente em fantasias. Uma vez que os sentimentos não são expressos integralmente na vida real, tal represamento faz com que as fantasias se tornem muito mais intensas e freqüentes. Nas fantasias as barreiras não existem.

Desacordos internos, forças antagônicas como essas (anseio e barreiras), geram sensação de ameaça, de perigo, chamada ansiedade. A ansiedade se exterioriza de diversas maneiras, dependendo de particularidades dessas forças - uma das expressões, como no caso da Timidez, é inibir, bloquear os canais de comunicação. Ou seja, em certas situações, as barreiras superam o anseio ou convivem com ele lado-a-lado.

Esses processos internos têm vários tipos de explicações pormenorizadas, segundo a Teoria da Personalidade que se adota. Cada Teoria da Personalidade procura explicar a formação das características das pessoas, as razões que levam o ser humano a ser deste ou daquele jeito. Desvios nesse desenvolvimento causariam problemas ao indivíduo. A Timidez, um desses desvios, pode ser explicada de diferentes maneiras, dependendo da teoria que se adote. As informações dadas aqui não se baseiam em nenhuma dessas teorias, mas contêm elementos de várias.

De qualquer forma, seja pela visão do senso comum, seja pela visão do processo interno da pessoa, a Timidez não compromete de forma significativa a realização pessoal, mas exprime um empobrecimento na qualidade de vida. Isso pode ser notado em situações sociais diversas. Exemplos: dificuldades, mas não impossibilidade, em participar de atividades em grupo, de praticar esportes coletivos, para falar em público, para fazer uma pergunta em sala de aula, ao abordar alguém para namoro ou relação íntima, em escrever o que pensa, ao falar com alguém em posição de autoridade, para divertir-se em público, e assim po diante.

Causas da Timidez

As causas da timidez são múltiplas. Entretanto, excetuando-se possíveis fatores genéticos, pode-se dizer que a Timidez resulta de um processo. Esse processo pode ser explicado de diversas formas, dependendo da corrente psicológica que o profissional segue. E cada corrente enfatiza um conjunto de fatores ou causas para se desenvolver a Timidez ou qualquer outro problema psicológico.

Uma vez que é impossível alinhar todas essas correntes da psicologia e então explicar como cada uma descreve os processos psicológicos. E dessa forma, alinha algumas causas, como:

Pai ou um dos pais porta Timidez - A percepção depreciada de si mesmo o faz depreciar ou não confiar no filho(a).

Pais ou um dos pais muito agressivo - Isso faz com que o filho tenha uma visão dos outros como potencialmente hostís.

Experiências de humilhações silenciosas ou públicas - Isso corrói o "eu" ou produz distorções no "eu" que está se desenvolvendo.

Familiares críticos - Algumas famílias têm uma cultura muito crítica. Essa postura pode ser velada ou aberta, direta (dirigida para dentro dela mesma) ou indireta (críticas dirigidas a pessoas de fora).

Problemas familiares que causem vergonha - É comum as crianças ou adolescente sentirem-se envergonhados durante um processo de separação dos pais, por exemplo. Isso pode ser superado em pouco tempo ou pode permanecer como uma forma de auto-depreciação. Problemas familiares de outra natureza podem também causar esse dano.

Famílias afetivamente frias - Famílias que não exprimem os sentimentos ou os exprime muito pouco, principalmente os sentimentos de carinho e alegria pelas realizações de alguém do grupo. Elas podem contribuir indiretamente para a Timidez, na medida que isso não ajuda a desenvolver uma percepção pessoal de capacidade de realização, de competência, de ser capaz de ser amado, de ser estimado, de ser respeitado pelos outros.

Experiências como essas desenvolvem percepções do "eu" como sendo frágil e sujeito a crítica dos outros.

A evolução da Timidez á favorável. Mais de noventa por cento das pessoas se consideram tímidas ou já foram tímidas ou apresentaram episódios de Timidez em algumas ocasiões da vida. Pouco mais de quarenta por cento das pessoas se consideram tímidas, aí incluídos os três graus, leve, moderada e severa. Portanto, mais da metade superaram a Timidez.

A Timidez é mais comum na adolescência, principalmente no início. Por volta dos vinte anos a maioria dos adolescentes já superou esta dificuldade ou a reduziu substancialmente. Ao que parce não existe correlação entre Timidez na infância e na adolescência. A criança pode apresentar Timidez leve, e na adolescência o quadro mostrar-se severo. Por outro lado, os portadores de Fobia Social em geral apresentam uma história de Timidez na infância.

Tratamento da Timidez

A forma mais indicada e rápida de superar a Timidez é com a ajuda de um profissional. No Brasil, profissionais das áreas da psicologia e psiquiatria, particularmente os que se dedicam à psicoterapia, estão melhor aparelhados para proporcionar essa ajuda.

Um processo psicológico pode ser modificado desde que introduzidas determinadas variáveis na vida do indivíduo. Os terapeutas são preparados para introduzir essas variáveis.

As psicoterapias se aplicam a qualquer transtorno da ansiedade, mas certos terapeutas se dedicam mais a algumas delas, como é o caso da área da Timidez e das fobias. Existem dezenas de abordagens, mas poucas estão baseadas em modelos teóricos e/ou experimentais consistentes.



fonte: http://www.timidez-ansiedade.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário